FUNDAÇÃO DO SINDICOPE

No ano de 1990, já sentindo a dificuldade da definição do regime de trabalho dos servidores, se Estatutário ou Celetista, nos Conselhos e Ordens, uma vez que seus dirigentes usavam os dois regimes, dependendo de suas necessidades, a seu bel prazer e tomando conhecimento da existência de sindicatos da categoria, em outros estados, os servidores resolveram fundar um sindicato em Pernambuco, tendo na oportunidade o companheiro Arthur Fernandes Pottes Valle Filho, servidor do CRECI,  partido para entrar em contato com os demais servidores dos Conselhos e Ordens, fazendo a  primeira visita ao CREMEPE, conseguiu que a companheira Maria Lucia Sampaio de Lima, o acompanha-se  aos demais Conselhos, seguiram para o CREA e conseguiram o apoio do servidor José Roberto Lins Cavalcanti, juntando-se com outros servidores de diversos conselhos e ordens. Partindo para a fundação de uma entidade sindical, criaram o Fórum dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Pernambuco e em data de 29 de maio do citado ano,  realizaram a primeira Assembléia  Geral Extraordinária, tendo como pauta  a fundação do Sindicato, Aprovação do Estatuto e Eleição da Diretoria Provisória e do Conselho Fiscal, após a leitura e aprovação dos itens da pauta, foi criado o Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Pernambuco – SINDICOPE, com sede provisória na Rua Marques do Herval, 150, 3º Andar, sala 303, bairro de São José ,Recife – Pernambuco,  em seguida foi eleita e empossada a sua primeira Diretoria Provisória e seu Conselho Fiscal, com um mandato de seis meses, a saber, Diretoria: Diretor Presidente: Arthur Fernandes Pottes Valle Filho – representante do CRECI;  Diretor Vice Presidente João Carlos Correia de Araújo – representante do CRQ1; Diretora 1ª Secretária Maria Lúcia Sampaio de Lima – representante do CREMEPE; Diretor  2º  Secretário José Roberto Lins Cavalcanti – representante do CREA; Diretora 1ª Tesoureira  Maria Auxiliadora Ramos Pereira de Lucena – representante do CONRERP; Diretor 2º Tesoureiro Hilmar Holanda de Abreu -representante do CRC; Diretora Administrativa Djanira Felizardo Ferreira  – representante do CRA; Diretora de Eventos Jane Cleide Miranda – representante do CRP; Diretor Técnico Jurídico Valdson Maciel Castro – representante da OAB;  Conselho Fiscal: José Soares Bezerra – representante do CRB 4; Marlene da Silva Alves – representante do CRTR-02; José Maurício Almino de Lima – representante do CRF-3.

Em 26 de outubro de 1990, no termino do mandato provisório, foi realizado a Eleição para escolha da diretoria efetiva,  com mesa composta por Rosaly Freire Bezerra de Matos, como Coordenadora; Geovane Soares de Oliveira, como 1º Mesário e Modesta Maria Medeiros Neta, como 2ª Mesária. Foi realizado a eleição,  sagrou-se vencedora e foi empossada a seguinte direção: Diretor Presidente – Artur Fernandes Pottes Vale Filho; Diretor Vice Presidente  Edson José Guimarães; Diretora 1ª Secretária Maria Eugênia Carvalho Falcão; Diretor 2º Secretário Décio Joaquim de Barros Cavalcanti; Diretora Administrativa Djanira Felizardo Ferreira; Diretora 1ª Tesoureira Maria Lúcia de Oliveira; Diretor 2º Tesoureiro José Roberto Lins Cavalcanti; Diretora de Eventos, Cultura e Recreativos Maria do Socorro Barros e Silva e o Conselho Fiscal composto por José Soares Bezerra, Marlene da Silva Alves e Hilmar Holanda de Abreu.

Em data de 12 de setembro do corrente ano, realizou-se a primeira Assembléia Geral para aprovação da Pauta de Reivindicação da Categoria que foi encaminhada aos Conselhos e Ordens em 31 de outubro e em 27 de dezembro de 1990, sendo assim celebrado o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho com a maioria dos Conselhos e Ordens de Pernambuco.

José Roberto Lins Cavalcanti – Presidente e Fundador do SINDICOPE